terça-feira, 3 de novembro de 2015

Sistema Digestório das Aves

Digestão e Excreção 

A alimentação das aves é bem variada e inclui diversos alimentos, como: frutos, néctar, sementes, insetos, vermes, crustáceos, moluscos, peixes e outros pequenos invertebrados.

Elas possuem um sistema digestório completo, composto por: boca, faringe, esôfago, papo, proventrículo, moela, intestino, cloaca e órgãos anexos (fígado e pâncreas).

No
processo de deglutição, o alimento passa pela faringe, esôfago e vai para o papo, cuja função é armazenar e amolecer o alimento. Logo vai para o proventrículo, caracterizado como estômago químico das aves, onde sofrem a ação de sucos digestivos. Logo após, passam então pela moela( estômago mecânico) que possui paredes grossas e musculosas, local em que os alimentos são triturados. Finalmente o alimento chega ao intestino, onde as substâncias nutritivas são absorvidas pelo organismo, e os restos não aproveitados, são transformados em fezes.

As aves possuem uma bolsa única,
a cloaca, onde desembocam as partes finais do sistema digestivo, urinário e reprodutor e que se abre para o exterior. Por essa bolsa, as aves eliminam as fezes, a urina e põe os ovos. 
Sistema Digestório ilustrativo das Aves


Texto: Eduarda Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário