domingo, 1 de novembro de 2015

Zoonose - Influenza Aviária



Influenza Aviária 


Mais conhecida como gripe aviária, a Influenza Aviária (IA) é uma doença antiga,e que antes de ser conhecida,achavam ser uma forma mais forte da cólera aviária. Somente em 1955 o vírus foi realmente nomeado como conhecemos hoje. Na metade do século XX, a IA foi identificada na Europa, na Ásia, na África, na América do Norte e na América do Sul. Neste século,a doença já foi identificada em todos os continentes do mundo.


Agente Causador: A doença é provocada pelo vírus da família Orthomixoviridae, gênero Influenzavirus A, com genoma de RNA e envelopado. Existem três tipos de vírus (A, B e C), mas somente o tipo A afeta as aves.


Sinais Clínicos: Problemas respiratórios graves, diarreia, problemas nervosos e morte.



Formas de Transmissão: Através de animais doentes e locais de criação ou de sítios de parada de aves migratórias.


Tratamento
:
Na prática não existe um tratamento para a influenza aviária. No tratamento da influenza humana já existem drogas, quando o homem é infectado os tratamentos são realizados com drogas antivirais como amantadina, rimantadina, zanamavir e oseltamivir (Tamiflu). O hipoclorito de amantadina e o hipoclorito de rimantadina, que são efetivas na profilaxia da doença, têm sido utilizadas, experimentalmente, em infecções de codornas, perus e galinhas com resultados satisfatórios. Entretanto, elas se mantém, no mínimo, por 3 dias na albumina e gema do ovo, e devido a isso,essas aves não podem ser utilizadas para o consumo humano.








Texto: Guilherme Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário