domingo, 15 de novembro de 2015

Aspergilose - Doença Fúngica


Aspergilose

Aspergilose é uma doença que afeta principalmente o sistema respiratório da Aves, causada pelo fungo Aspergillus fumigatus. As aves, basicamente as galinhas, inalam o esporo do fungo e desenvolvem a doença. Não é uma doença zoonótica ou contagiosa. 

Transmissão:
Normalmente, os esporos são encontrados em locais úmidos e com pouca ventilação. Os esporos do fungo são disseminados pelo ar, contaminando assim áreas de dentro do aviário. As aves mais velhas geram a infecção devido a inalação da poeira com esporos presente na cama ou na ração. Já os pintinhos, infectam-se durante a eclosão devido ao grande número de esporos na incubadora.

Sintomas:
 
  • Cansaço excessivo
  • Dispnéia
  • Dificuldade para respirar
  • Perda de apetite e em consequência, perda de peso
  •  Aumento da sede
  • Nódulos esbranquiçados nos pulmões ou nos sacos aéreos torácicos 
  • Irritação nos olhos, que podem provocar cegueira.
Pulmão da ave com placa aveludada esbranquiçada 
Tratamento: Não há especificamente tratamento eficaz para a doença. A adoção de procedimentos de higiene, principalmente nas incubadoras, é a melhor forma para evitar a propagação dos esporos do fungo. Os ovos muito sujos ou quebradiços não devem ser colocados para incubar, devido ao risco do crescimento das bactérias. As granjas devem ser sempre limpas, arejadas e com luz solar. O diagnóstico na maioria das vezes é tardio, por isso a necessidade da higienização, para que as aves saudáveis não tenham contado direto com as fezes das aves doentes. 

Os esporos podem entrar no incubatório através do ovo

Texto: Marina Campos

Fonte: www.lume.ufrgs.br / www.saudeanimal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário