segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Enterite necrótica em frangos de corte

Enterite necrótica em frangos de corte



O que é?


Enterite necrótica é uma doença de infecção aguda e não contagiosa encontrada principalmente em animais jovens e causada pela bactéria Clostridium perfringens.. Os clostrídios estão presentes na flora normal das aves em condições normais, mas quando o microambiente é alterado, essas bactérias começam a se multiplicar, produzindo toxinas e invasão
.

Epidemiologia


Os surtos de enterite necrótica tem se observado mais frequentes em frangos jovens, a sua transmissão é feita através da grande quantidade de bactérias eliminadas nas fezes e, consequentemente, ingeridas pelas aves. Vale ressaltar que, a ração e a cama são as principais fontes de infecção. Análises feitas nas rações  demonstram diversos níveis de contaminação por C. perfringens. A prevenção consiste na qualidade das matérias-primas usadas para fazer a ração, bem como os cuidados higiênicos no procedimento. Evitar a superlotação das granjas e o excesso de umidade da cama também é uma forma de dificultar a disseminação da bactéria.



Figura 1. Foto de granja superlotada. Fator contribuinte com a transmissão da doença.

Sinais Clínicos


Os sinais clínicos nas aves são: severa apatia, penas arrepiadas, fezes com coloração escura, com ou sem manchas de sangue, diminuição de apetite e diarreias. Algumas aves se apresentam desidratadas e com escurecimento da musculatura peitoral. A evolução da doença é rápida, ocasionando mortalidade do lote sem apresentar sinais mais específicos. As aves afetadas cronicamente apresentam edema, hemorragias e necrose de membros posteriores. Se a ave não for medicada, pode chegar a óbito dentro de poucos dias.

Figura 2. Imagem do ílio de  uma ave infectada por C, perfringens.

Figura 3. Ave com penas arrepiadas devido a infecção.

Diagnóstico e tratamento


O diagnostico é feito através dos sinais clínicos e de lesões microscópicas usando uma pequena amostra do conteúdo intestinal da ave. Já o tratamento, é feito com antibióticos para as aves afetadas e profilaxia das não afetadas.

Texto: Marina Campos
Texto: Marina Campos
Texto: Marina Campos 
Fonte: www.infoescola.com.br/ www.icbs.pucminas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário